Sobre o Projeto
Guardiões da Natureza: Revitalização é um jogo de RPG por turno desenvolvido por Rafael Bruni.
Nele o jogador se vê na pele de Naoki, um espírito guardião da natureza que, depois de uma noite, descobre que a floresta sob sua proteção está ameaçada. Ele então deve procurar a ajuda dos outros espíritos Aqua, Flora, Aere e Fauna para tentar salvar seu lar e descobrir o que está causando toda a destruição.
O jogo conta com sistemas de exploração e batalha por turnos contra monstros que representam ameaças perigosas ao meio ambiente. Durante o desenvolvimento da história, o jogo informa sobre o impacto humano na natureza e que efeitos a destruição da mesma tem sobre a sociedade na intenção de apresentar críticas e soluções às ações que causam sua destruição do ambiente.
O projeto se encontra em sua fase Beta de desenvolvimento com o lançamento completo programado para novembro de 2020.
A venda do jogo será realizada após sua conclusão. 80% de toda a renda adquirida nela será destinada a ORGANIZAÇÕES QUE CUIDAM DO MEIO AMBIENTE.
Personagens
Naoki
O espírito guardião e elo entre o mundo mortal e espiritual. Tem a responsabilidade de observar e proteger a natureza e acordar os outros espíritos quando ela está ameaçada.
Aqua
O espírito das águas, rios, lagos oceanos e da chuva.
É serena e responsável e sempre zela pela pureza da água.
Flora
O espírito da terra, das plantas e das flores.
Está sempre cheia de energia e é bastante superprotetora com suas árvores.
Aere
O espírito do ar e dos ventos.
É calmo e racional.
Pode identificar problemas através das perturbações no vento.
Fauna
O espírito dos animais e da vida selvagem.
É grande amiga de todos os bichos e está sempre disposta a ajudá-los, nem que precise mostrar suas garras e dentes para isso.
E-mail: rafaelbrunislv@gmail.com - Instagram: @rafael_bruni_
Mídia
Desenvolvimento
Rafael Bruni sempre foi apaixonado pela arte e durante sua história descobriu o universo do design e do desenvolvimento de jogos levando-o a buscar sua graduação em Tecnologia em Jogos Digitais em dezembro de 2018.
Sua busca pelo conhecimento dentro da área o apresentou a diversas atividades como a ilustração, pixel-art, animação, game design, level design e programação.
O projeto Guardiões da Natureza: Revitalização vem sendo a forma de colocar em prática todo este aprendizado.
O desenvolvedor
A Silverlake Produções surgiu do codinome que o desenvolvedor sempre utilizou na divulgação de seus trabalhos de design ilustração e desenvolvimento.
Como sempre foi conhecido através do pseudônimo dentro das comunidades de desenvolvedores, a decisão de adotar como o nome como sua marca foi tomada para honrar os primeiros projetos e ajudantes quando sua carreira estava no início.
A logomarca foi criada a partir de uma das primeiras ilustrações desenvolvidas logo que a marca foi criada.
A Marca
Guardiões da Natureza: Revitalização teve seu início durante uma feira de ciências na época do ensino médio do desenvolvedor.
O projeto está sendo desenvolvido no software RPG Maker VX Ace.
O remake surgiu como uma forma de aplicar conhecimentos adquiridos depois de anos de estudo e experiência após o lançamento da primeira versão.
Atualmente o jogo está em sua fase Beta. A previsão de lançamento está para novembro de 2020.
O Jogo
História
As primeiras ideias sobre a criação do jogo surgiram em 2014 com uma feira de ciências. A proposta era desenvolver um game usando o RPG Maker que tivesse um apelo educativo para crianças ensinando alguns conceitos como cadeia alimentar e o ciclo da água enquanto trazia um gameplay divertido, uma história fofa e ajudava a conscientizar seu público em relação às ameaças ao meio ambiente.
O grupo formado por Adria del Vale, Camila Gaspar, Lais Rios, Laís Barbosa, Otávio Borges, Rafael Bruni e Sarah Mística começou a trabalhar sub a supervisão de seus professoras para dar vida ao projeto.
Rafael era o único membro do grupo com conhecimentos na área de jogos e experiência com o software então ficou responsável por todo o desenvolvimento, game design e produção do jogo enquanto os outros membros do grupo forneciam suporte ajudando como testers, na organização dos conteúdos, documentação, divulgação e apresentação.
A primeira versão do jogo ainda pode ser baixada e jogada pelo fórum Centro RPG Maker.
Assumindo a responsabilidade pelo desenvolvimento, em julho de 2019, Rafael iniciou o processo de recriação do jogo utilizando-o como uma forma de aplicar todo o conhecimento adquirido na faculdade e nos cursos.
Embora o projeto fosse um remake do mesmo jogo a proposta mudou drasticamente tentando divergir de um jogo educativo infantil e assumindo uma característica mais informativa e crítica além de renovar o gameplay dando uma natureza mais estratégica e aumentando um pouco a faixa etária de seu público alvo para um público mais jovem.
A nova versão também foi pensada para possuir recursos autorais como gráficos, animações e sistemas exigindo uma recriação de todo o universo, personagens e conceito.
Primeiras artes conceituais